Imagem: Pexels
Prosopometamorfopsia: Quando Rostos se Tornam Monstros
De um dia para o outro, indivíduos passam a ver rostos distorcidos. A prosopometamorfopsia (PMO) ainda é de origem desconhecida, mas, pela primeira vez, cientistas conseguiram recriar o que um paciente com a condição vê.
Homem Vive pesadelo
Um homem, cuja identidade manteremos em sigilo, acreditava viver um dia normal, até dar bom dia para o amigo com quem divide um apartamento. O que viu não foi o amigo, e sim um demônio, com orelhas pontudas, olhos gigantescos e uma boca larga que se estendia por toda a face.
O que é a Prosopometamorfopsia (PMO)?
A prosopometamorfopsia, ou PMO, é uma condição visual extremamente rara, com menos de 100 casos citados desde 1904. Os pacientes relatam uma enorme variedade de distorções faciais.
Caso é raríssimo
Ao contrário de outras pessoas com PMO, quando se vê rostos em telas planas, eles parecem normais. Isso permitiu que Mello e os outros pesquisadores criassem as primeiras imagens em 2D que dão uma ideia de como as pessoas com PMO veem os rostos.
Vida após o diagnóstico
A natureza assustadora da doença faz com que muitas vezes ela seja diagnosticada erroneamente como esquizofrenia ou psicose.
Editor local: Dr. Willen Moura