O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou a Brasília na manhã desta quinta-feira (21) após uma agenda intensa que incluiu visitas a Cuba e aos Estados Unidos desde a semana passada. Um dos destaques de sua agenda foi a participação na abertura do debate geral da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. De acordo com o governo, essa etapa encerra o primeiro ciclo de trabalho de Lula para reposicionar o Brasil no cenário internacional.
Em seu discurso perante líderes mundiais na última terça-feira (19), Lula enfatizou o retorno do Brasil à cena internacional: "O Brasil está se reencontrando consigo mesmo, com nossa região, com o mundo e com o multilateralismo. Como não me canso de repetir, o Brasil está de volta. Nosso país está de volta para dar sua devida contribuição ao enfrentamento dos principais desafios globais. Resgatamos o universalismo da nossa política externa, marcada por diálogo respeitoso com todos."
Ao longo do ano, Lula realizou visitas de Estado e participou de diversos fóruns internacionais em países da América, Ásia, África e Europa, com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e elevar o protagonismo do Brasil no cenário global. Embora os gastos com cartão corporativo em 2023 tenham alcançado R$ 8 milhões, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência destacou que essas viagens resultaram em R$ 111,5 bilhões em novos investimentos diretos no país.
A Secom também ressaltou que além de restaurar a imagem do Brasil no exterior, as viagens têm o objetivo de reestabelecer relações comerciais com parceiros cruciais, atraindo investimentos estrangeiros em setores estratégicos que impulsionam a recuperação da economia doméstica, contribuindo para a criação de empregos e o aumento da renda no Brasil.
Hoje, o presidente permanecerá na residência oficial, o Palácio da Alvorada. Após meses de intensa atividade internacional, ele fará uma pausa para se submeter a uma cirurgia no quadril, programada para o dia 29 de setembro, em Brasília. A cirurgia, conhecida como artroplastia do quadril, visa substituir a articulação afetada por uma prótese artificial, aliviando a dor causada pela artrose e melhorando a mobilidade.
A recuperação pós-cirúrgica é estimada em cerca de seis semanas, e Lula deverá retomar suas atividades de despacho no Palácio da Alvorada antes desse período.
Entre seus próximos compromissos internacionais está a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, agendada para ocorrer de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes.