Um dos postos de trabalho que está com mais vagas abertas é o de vendedor (FREEPIK/GPOINTSTUDIO)
A recuperação da economia nos últimos meses já teve impacto no mercado de trabalho: a taxa de desemprego recuou a 9,1% no país, no trimestre encerrado em julho, segundo informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (30). A oferta de vagas continua a crescer, em diversos setores de atividade, para todas as regiões do Brasil. Neste início do mês de outubro, há 42.955 vagas a serem preenchidas, que ainda estão com inscrições abertas para os processos de seleção.
Um exemplo do crescimento da demanda é observado no comércio. Um levantamento realizado pelo portal Empregos.com.br. mostra que, atualmente, o profissional mais procurado pelos empregadores é o vendedor. São 14.860 vagas abertas no país, a maioria nos estados de São Paulo (2.224), Santa Catarina (661) e Minas Gerais (549). Há oportunidades para vendedor externo, vendedor interno, vendedor técnico, vendedor de loja, de call center e de e-commerce, entre outros.
Uma das empresas em busca de profissionais de vendas é a Jal Industrial, do ramo de metalurgia e siderurgia, que fica em Itaquaquecetuba (SP). O trabalho consiste em administrar a base de clientes, visitá-los com certa frequência, prospectar novos compradores, e emitir os pedidos de vendas. Para isso, é preciso ter ensino médio completo e conhecer o mercado de aço, com foco em vendas para construtoras e indústria da construção civil.
No Rio de Janeiro, há dez vagas para atuar como vendedor em lojas de artigos esportivos, na empresa TK Fla Artigos do Vestuário e Aces Esportivos. Os requisitos são ter completado o ensino médio e ser dinâmico, comunicativo, comprometido, responsável, ambicioso e ter espírito de equipe, entre outras qualidades.
Quem gosta de moda e quer trabalhar neste segmento talvez encontre a oportunidade que procura na Aramis, marca de roupas masculinas que tem 46 vagas abertas, a maioria em vendas, em diferentes estados. Para gerentes de loja são 5 oportunidades, além de postos de trabalho nos setores de recursos humanos, comunicação, tecnologia, engenharia de produto e modelagem, alfaiataria, estoque, logística. Informações sobre cada função e as candidaturas estão na página da empresa no LinkedIn.
Há, ainda, mais de 547 vagas para a posição de vendedor anunciadas no aplicativo Trampolim, que correspondem a 25% das oportunidades cadastradas na ferramenta. "O comércio foi um dos últimos setores a reagir à pandemia, e é o que está impulsionando o mercado de trabalho. As oportunidades são destinadas a profissionais responsáveis pela comercialização de mercadorias e atendimento ao público, áreas necessárias para a subsistência dessas empresas”, analisa Bruno Rizzato, diretor de produtos do Trampolim, um aplicativo colaborativo de empregos. Nele, são os próprios usuários que compartilham as vagas.
Matéria completa no Portal R7 AQUI