Desenvolvido pela Shift, aplicativo oferece uma gestão eficiente ao laboratório, ao mesmo tempo em que promove uma melhor experiência do paciente.
Aproximar pacientes e laboratórios, dar autonomia e empoderar o paciente, agilizar processos de atendimento. Esses são alguns dos principais benefícios do aplicativo Onlife, desenvolvido pela Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica. O aplicativo coloca a saúde literalmente na palma da mão dos pacientes.
Criado para proporcionar melhor experiência ao paciente durante toda sua jornada no laboratório, desde o pré-agendamento de exames, o Onlife facilita o acesso a resultados e históricos de laudos, ou até mesmo saber quais são as orientações para determinados exames, entre outras funcionalidades. Essa tecnologia facilita e agiliza a vida do paciente e também dos laboratórios que já aderiram a plataforma, uma vez que também está integrado ao Shift LIS, agilizando o processo de atendimento.
O Laboratório Pretti, por exemplo, localizado no Espírito Santo, já conta com o aplicativo da Shift, apresentando melhora no fluxo de pacientes e agilizando outras demandas. A administradora do laboratório, Lucineia Macedo, acompanhou a concepção do aplicativo Onlife antes mesmo de seu desenvolvimento. “
A melhora já começa a ser vista no atendimento, que normalmente concentra um fluxo maior de pacientes no período da manhã. Com o Onlife foi possível diluir esse fluxo ao longo do dia, permitindo o pré-agendamento remoto, uma vez que ele verifica quais são os exames que o paciente realizará e antecipa orientações como tempo ideal de jejum, possibilidade de realização do exame pela manhã ou tarde e preparações necessárias para cada tipo de exame.
“Hoje, conseguimos fazer mais de 40 agendamentos em um dia, somente com o Onlife. Essa ideia prévia da demanda era algo que nós não tínhamos. Os clientes também passaram a se organizar para agendar os exames previamente graças à facilidade do aplicativo. Na recepção já vemos um outro clima. Antes o cliente chegava e ficava inquieto”, explica Lucineia.
O Onlife também desafogou atendimentos para entregas de resultados, além de reduzir a emissão de papel para a impressão dos laudos. O resultado disponível facilmente no aplicativo ainda descongestionou o call center.
Outra vantagem, segundo ela, é que o Onlife oferece a mudança de como o cliente percebe a imagem do laboratório. “Conseguimos agregar uma imagem moderna aliando uma nova tecnologia a serviço do cliente. Temos o certificado de qualidade ISO, ONA 3 e ganhamos o GPTW – Great Place to Work no ano passado, mas ainda divulgávamos pouco inovação e tecnologia. Então, para a marca, era importante fazer essa inclusão digital dos clientes: agora o Pretti tem aplicativo”, aponta Lucineia Macedo.
A adesão dos pacientes ao aplicativo fluiu de forma rápida. Segundo a administradora, com 30 dias de uso, cerca de mil pacientes baixaram o aplicativo. Com cerca de quatro meses, já eram mais de 3 mil usuários.
“Sabemos que não é fácil convencer o cliente a baixar mais um aplicativo no celular, essa é a realidade. Porém, temos uma missão de vender a saúde do cliente na palma da mão. Se for preciso, é melhor desinstalar um aplicativo de compra do que o de saúde. Essa é a nossa missão”, finaliza a administradora do laboratório Pretti, Lucineia Macedo.
O laboratório
Cliente da Shift desde 2012, o laboratório Pretti atua há 55 anos no Espírito Santo, onde é referência na sua área de atuação. Sua história começou com as primeiras unidades localizadas no centro de Vitória. Com o crescimento da empresa, o laboratório se expandiu para outros municípios da Grande Vitória e hoje sua matriz está estrategicamente localizada na cidade de Vila Velha e hoje, tem 23 unidades nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari.
Sobre a Shift
A Shift é uma empresa brasileira especializada em Tecnologia da Informação para medicina diagnóstica. Fundada em 1992 e com atuação em 22 Estados brasileiros, na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, vem desenvolvendo inovações tecnológicas para fornecer mais eficiência, agilidade e competitividade para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina.
Presente entre as Melhores Empresas para Trabalhar na área da Saúde no Brasil, pelo ranking Great Place to Work, é responsável pelo processamento de mais de 35 milhões de atendimentos e cerca de 250 milhões de análises clínicas por ano. Com mais de 20 mil usuários do sistema, a empresa tem apresentado crescimento anual de 20%, nos últimos seis anos.
Possui equipes multidisciplinares compostas por analistas de negócios, desenvolvedores, biomédicos e consultores, que criam e administram o sistema de informação, integrações e automação de equipamentos, que dão segurança e inteligência aos processos, do começo ao fim da operação do laboratório. Cerca de 80% de seus clientes possuem pelo menos uma das principais certificações de qualidade do País, o que demonstra a relevância e exigente perfil do grupo de laboratórios que contam com as soluções da companhia.