No proximo dia 21 de julho, acontecerá a 1ª Taça Cochlear de Futebol, simultaneamente em 5 capitais brasileiras: Natal, Fortaleza, Recife, Belem e Curitiba.
A Taça Cochlear contará com a participação de jogadores deficientes auditivos que utilizaram uma tecnologia chamada de Implante Coclear para a retomada da audição. Estes esportistas implantados jogarão contra um time de candidatos a cirurgia, ou seja, deficientes auditivos que também poderiam se beneficiar de tal tecnologia.
O implante coclear é um equipamento implantado cirurgicamente na orelha e tem a função de estimular o nervo auditivo e recriar as sensações sonoras. Os resultados são altamente satisfatórios e muitas vezes os usuários conseguem voltar a falar ao telefone, ouvir música e também conversar em locais ruidosos.
A cirurgia e o implante, apesar de pouco conhecidos, são fornecidos gratuitamente pelo SUS, sendo também custeados pelos convênios médicos.
A Taça Cochlear tem como escopo a divulgação de tal tecnologia que pode auxiliar os deficientes auditivos a retomar o sentido da audição, além de mostrar a importância da inclusão dos deficientes auditivos no esporte.
O evento conta, ainda, com a participação de jogadores e ex-jogadores profissionais que se prontificaram em ajudar a causa dos deficientes auditivos sem qualquer retorno financeiro.
Assessoria