O teatro Alberto Maranhão foi o cenário escolhido para as fotos que promoveram o primeiro disco da cantora potiguar Andiara Freitas, o "Samba da minha terra". ´Saiba mais sobre esse patrimônio histórico da cidade de Natal:
O espaço foi projetado pelo engenheiro José de Barredo e foi inaugurado em 1904 com o o nome de teatro Carlos Gomes. Ele tinha composição clássica e recebeu arquitetura eclética e elementos de art nouveau em 1910 na sua primeira reforma realizada pelo arquiteto Herculano Ramos.
Diversos elementos importados foram acrescentados a arquitetura do teatro, como os portões de ferro que foram fundidos em Paris (foto acima). Existe também uma estátua de bronze produzida pelo artista francês Mathurin Moreau. A obra, denominada "A arte", está localizada no pátio central do teatro, local que abriga ainda cantina, murais e banheiros.
O teatro está passando por mais uma reforma atualmente e foi escolhido como cenário pela cantora devido a sua importância artística para Natal e pela sua qualidade arquitetônica, única da cidade. As fotos foram feitas em 2014, mesmo ano do lançamento do disco da cantora.
Crédito das fotos: Tryce de Melo
Fontes:
- Centro Técnico de Artes Cênicas (http://www.ctac.gov.br/tdb/portugues/teatro_albertomaranhao1.asp)
- Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/356/)