A Paralimpíada Escolar é o maior evento escolar para pessoas com deficiência do mundo. A competição é organizada pelo CPB e conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte. Participarão do evento mais de mil estudantes de 13 a 17 anos, de delegações de todo o país. Os atletas disputarão medalhas em dez modalidades: atletismo, natação, futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado. Além de medalhas, os campeões ganham o direito de receber a Bolsa Atleta nível escolar. O evento será sediado em quatro polos: Centro de Convenções de Natal, UFRN, Colégio Neves e Aeroclube.
"Esse evento, devido ao seu porte, vai dar uma oportunidade para a sociedade ter um olhar mais especial para a pessoa com deficiência, destacando a importância de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência", ressaltou a secretária da Sethas, Julianne Faria.
Disputadas desde 2006, as Paralimpíadas Escolares já foram vitrine de alguns dos mais talentosos atletas paralímpicos brasileiros da atualidade. Alan Fonteles, campeão mundial e ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012, Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, campeãs mundiais de atletismo, Talisson Glock, medalhista mundial da natação, e Leomon Moreno, campeão e artilheiro do último Mundial de Goalball (modalidade exclusiva para cegos), são alguns dos nomes que já passaram pela maior competição estudantil do país.
Foto: Anderson Santos
Assessoria