O Fórum conta com a participação de representantes do Conselho Regional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciências, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). São secretários e presidentes das fundações de todos os estados do Nordeste que estão discutindo durante toda esta sexta-feira (1º), as políticas de ações de ciências, tecnologia e inovação para a região e definir diretrizes para esse ano.
"Este encontro é muito importante para provocar o debate entre os participantes, quando eles vão trocar ideias e associar experiências. Nossa administração está dando uma importância maior a esta área por entender que o desenvolvimento passar pela inovação e pela pesquisa" disse a Governadora. Rosalba ressaltou as ações que o Governo vem realizando em prol do crescimento da ciência e da tecnologia. "O Estado tem formulado novas propostas visando ampliar cada vez mais as ações da FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte), que em breve eu espero está transformada em Secretária de Estado da Ciência e da Tecnologia para ter uma abrangência ainda maior".
A Governadora falou também sobre o fortalecimento de ações que vem promovendo o desenvolvimento em várias áreas. "Temos as usinas eólicas, com o projeto de criação do Centro Tecnológico Eólico, a questão da ZEP, que vai precisar também desse apoio tecnológico, e hoje o Rio Grande do Norte desponta como um centro de pesquisa com o Instituto do Cérebro" destacou, enfatizando que muitas outras áreas serão beneficiadas com a ajuda da ciência e da tecnologia.
Os participantes foram recepcionados pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama. O Fórum contou também com a presença do diretor regional do CONSECTI Nordeste, Rene Barreira; do diretor regional do CONFAP, Tadeu Muritiba e do diretor de Gestão e Desenvolvimento do BNB, José Maria de Alencar Júnior, que falou sobre "BNB como agência de fomento científico e tecnológico".