Em comemoração ao segundo ano do conceito Gastronomia & Arte, o restaurante Moana, instalado no Golden Fortaleza Flat da Rede InterCity, apresenta a partir de hoje (6) a exposição com 30 obras do premiado artista plástico Carlos Macêdo.
Entre as obras selecionadas por Macêdo e Cacau Brasil, curador da exposição, os clientes do hotel e do restaurante poderão ver desenhos, relevos e, principalmente, gravuras. "Esta é a oitava exposição do nosso projeto de unir as artes gastronômicas às artes visuais e é uma honra muito grande que um artista com o talento do Carlos Macêdo exponha na nossa casa", comemora Eduardo Sisi, chef e um dos proprietários do Moana. A exposição que acontece durante os próximos três meses também terá acesso do público em geral, mas em horários limitados, das 9h às 11h e das 14h às 19h com entrada grátis.
Sobre Carlos Macedo:
Macêdo deu os primeiros passos nas artes ainda menino, na ourivesaria, em Juazeiro do Norte. Com oito, nove anos, o pequeno Antônio Carlos brincava de fazer arte ao manipular ouro e prata fundidos e ao dar forma às suas primeiras peças feitas de argila. A arte da ourivesaria, com sua fluidez e delicadeza, pode ser percebida nas suas obras, seja nos quadros ou nas esculturas. "Ainda hoje, todo o meu trabalho é pensado como joia, com um objetivo, um propósito definido, ao mesmo tempo em que tento suprir a minha necessidade de 'falar', de me comunicar, não importa a forma", avalia Macêdo.
O artista ressalta que a arte transborda em si mesma, o que é sua maior virtude, já que cada pessoa tem uma bagagem de vida que vai interferir em como ela vê cada obra, ultrapassando a visão do artista e da própria obra enquanto criação. Adepto das linhas leves, sinuosas e com gosto pelos extremos, o artista prioriza a simplicidade dos tons de branco e preto no seu trabalho, com leves pinceladas de cor, afirmando que o que o encanta na arte é a essência da obra em si. "A arte ignora o meio, ela é um resultado", afirma.
Sua necessidade de falar e o desapego aos rótulos, uma influência do rock dos anos 70, determinou os rumos que o artista deu ao seu processo criativo. Prolífico, Macêdo enveredou por várias formas para expressar seus pensamentos e sentimentos: prosa, poesia, letras e músicas, pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, xilogravuras... o menino tagarela nunca se satisfez apenas com a palavra falada. Inquieto e, na sua própria definição, um "criador compulsivo", Macêdo já aos 48 anos de idade resolveu estudar filosofia, se especializando na filosofia da arte, aperfeiçoando suas leituras e formas de expressão.
Serviço
Moana Gastronomia & Arte
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Fortaleza Flat | Rede InterCity
Mais informações: (85) 3263.4887
* Restaurante (café da manhã, almoço e jantar a la carte)
* Galeria (visitação sem consumo) das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.