O jornalista e blogueiro da Folha de São Paulo, Josias de Sousa, considerou a emenda do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB) como a que mais preocupa o governo federal dentro da LDO aprovada nesta quarta-feira (13) pelo Congresso Nacional.
"Deve-se a emenda mais incômoda a uma dupla de congressistas tucanos: o senador Aécio Neves (MG) e o deputado Rogério Marinho (RN). Obriga o governo a incluir na lei orçamentária, aprovada anualmente pelo Congresso, toda a emissão de títulos do Tesouro Nacional. "Significa dizer que, antes de lançar títulos da dívida no mercado, o Tesouro terá que obter aval do Legislativo", explicou Josias.
Ainda de acordo com o jornalista do jornal paulista, "na primeira versão, redigida por Aécio, a emenda previa que iriam ao Orçamento apenas os títulos emitidos para capitalizar o BNDES e o Fundo Soberano. O tucano Rogério Marinho, porém, apimentou a iniciativa, estendendo a obrigatoriedade a todos os papéis do Tesouro".
Confira a íntegra do texto no blog do jornalista, hospedado no site da Folha de São Paulo (www.folha.com.br), ou por meio do link http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/.