O São João da Escola Municipal Professora Ivanilde Silva de Azevedo (EMPISA) foi trabalhado com as 274 crianças que estudam na instituição, ainda no primeiro semestre. Através do Projeto Um Povo, várias Culturas e um Planeta, que tinha como objetivo, vivenciar os costumes, as diferenças de crenças, tradições, culinária, religiões...
"Os professores e alunos, ao trabalhar este tema, procuraram estabelecer uma harmonia com esses costumes e a diversificação do planeta. No mês de junho, trabalhamos a temática da cultura nordestina e aí nasceu o São João com a Cultura Nordestina", explicou Cesária Edna Santos, diretora da EMPISA.
E nesta sexta-feira (1º), aconteceu o XIII São João da EMPISA, onde os alunos mostraram tudo que aprenderam sobre a cultura nordestina. O maternal apresentou manifestações culturais do povo sertanejo, através de músicas. Já o Nível II, abordou o tema do cangaço: Maria Bonita e Lampião tomaram conta da festa. Mas, foi o casamento matuto que chamou a atenção. Personagens da novela da Rede Globo, "Cordel Encantado" inspiraram as crianças no casório.
O Nível III, onde é formado por crianças de 4 anos de idade, apresentou um casamento coletivo com o "brilho sertanejo". O São João da EMPISA reúne comidas típicas, sorteios de brindes, decoração estilizada e teve o Visconde João Victor e a Rainha Junina, Thauany Rebeca. A festa mostra a valorização da nossa cultura, começando ainda com as crianças.
Fotos: Netinho