Professor elogia saúde em Parnamim



A palestra da 5ª Conferência de Saúde de Parnamirim foi ministrada por Thiago Gomes Trindade, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Potiguar (UnP). O professor abordou o tema “Todos usam o SUS”.

Tiago chamou a atenção para a mudança no perfil da sociedade brasileira antes considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como um país jovem. “Há alguns anos o índice de idosos era de apenas 8%, no último censo esse número já chega a 12%. E a tendência é crescer ainda mais nos próximos anos atingindo 20%”, destacou o palestrante.

A diminuição da natalidade e o aumento da expectativa de vida do brasileiro são alguns dos motivos para a mudança do perfil da sociedade. Com o aumento da população idosa, Tiago falou da importância de os municípios aumentarem os investimentos na área de saúde. Segundo ele atualmente a média investida pelos municípios brasileiros na saúde é de apenas 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse índice é bem inferior ao investimento de Parnamirim na área de saúde que é de 22%.

De acordo com o professor Tiago, o conceito do Sistema Único de Saúde (SUS) é bem mais amplo e deveria envolver as políticas públicas nas áreas de trabalho, alimentação, além de saúde e lazer. “É importante a construção de um sistema que contemple o conceito ampliado de SUS, especialmente com a articulação de todas as políticas públicas do município”, disse. Tiago ressaltou que a articulação dessas políticas é uma forma de minimizar ou erradicar doenças como dengue, calazar e hanseníase que ainda são encontradas no Brasil.

Parnamirim

Ao final da palestra o professor Tiago enfatizou que Parnamirim tem uma situação privilegiada em relação a outros municípios, apesar do crescimento populacional. Destacou a oferta da atenção secundária e terciária aos usuários do SUS e a infraestrutura da rede de saúde que pensa nos profissionais e usuários.

Tiago ressaltou ainda a parceria da Prefeitura de Parnamirim com a Universidade Potiguar (UnP) como forma de qualificar a rede e evoluir em pesquisas. Na análise do professor, administração municipal tem como desafios para os próximos anos: proporcionar uma rede articulada com o uso de tecnologia da informação; expansão do Programa de Saúde da Família em 100% (atualmente é 70%) e integração das políticas intersetoriais.

Ao concluir sua exposição, o professor afirmou: “Enxergo Parnamirim como o berço para ser modelo na saúde para outros municípios do Rio Grande do Norte”.

Com informações Prefeitura de Parnamirim