Com o objetivo de melhorar o tempo de resposta para quem procura o atendimento do Disque Dengue, a partir da próxima semana a Prefeitura do Natal, por Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar mais duas linhas telefônicas, na central que atende pelo número 0800 281 4031. O atendimento continua sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tirando dúvidas, recebendo reclamações, sugestões ou denúncias de focos da doença. Também estará disponível para este serviço o número 323208608
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, o acréscimo das linhas irá facilitar o atendimento à população. "Com estas duas linhas a mais que teremos a partir da próxima semana, poderemos atender melhor a esta demanda", ressaltou a secretária.
As ações de combate e prevenção da doença realizadas pelo Executivo Municipal vêm rendendo resultados positivos, já que, segundo a SMS, os casos de dengue foram reduzidos em 20%. O índice expressivo da queda fez a capital sair da curva epidemiológica de alto para médio risco da doença. "Essa redução significativa só demonstra que as nossas ações de combate à dengue estão no caminho certo e, por isso, serão reforçadas para que alcancemos um patamar de redução ainda mais significativo da doença em Natal", afirmou a titular da SMS.
Prevendo uma curva epidêmica da dengue na capital, a Prefeitura do Natal vem executando, desde o início do ano, ações preventivas e de combate ao mosquito vetor da doença. Entre as principais medidas adotadas está a contratação temporária de agentes de endemias, que somados aos agentes efetivos totalizam cerca de 400; o aumento da carga horária dos agentes de 6 horas para 8 horas diárias; a criação do Centro de Hidratação na Cidade da Esperança, com funcionamento 24h, que atendem 120 pessoas por dia; a instalação de salas de hidratação no Hospital dos Pescadores, UPA de Pajuçara e Pronto-atendimento de Mãe Luíza; e a parceira firmada com as forças armadas para o trabalho de prevenção nos bairros com maior incidência da dengue.