UFRN confirma exclusão de candidatos aprovados

A Comissão de Sindicância instaurada para apuração de irregularidades na inscrição de candidatos ao Vestibular 2011, com o uso indevido do Argumento de Inclusão (AI), concluiu os trabalhos e o reitor Ivonildo Rêgo homologou os resultados. Os candidatos Edriellison Jales de Oliveira (Medicina), Mayla Eduarda Nascimento Silva (Nutrição) e Lívia Caroline Gonçalves de Souza, Roberta Guimarães Rihan, Lázaro Januário da Silva (Odontologia), serão excluídos do concurso.

Segundo a comissão, a candidata Nilvan Bernardino da Silva (Medicina) atende ao perfil para a bonificação do Argumento de Inclusão, devido à ausência de provas de que a mesma tenha estudado na rede particular, e recomendou a manutenção da sua matrícula.

A decisão da comissão tem por fundamento a Resolução do Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Edital do Vestibular, que regulamentam o concurso, em consonância com o princípio constitucional da isonomia. Essa recomendou à UFRN proceder investigação minuciosa em todos os casos de alunos aprovados com o benefício do Argumento de Inclusão pelo Sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive em concursos anteriores.

O despacho do reitor Ivonildo Rêgo, em que ele homologa as decisões da comissão, foi encaminhado ao Departamento de Administração Escolar para validação do ingresso de Nilvan e exclusão dos demais envolvidos.

No caso dos alunos Edriellison Jalles, do curso de Medicina e Roberta Guimarães, do curso de Odontologia, desclassificados no Vestibular sem o benefício do Argumento de Inclusão, a orientação é que sejam preenchidas as vagas com os candidatos imediatamente classificados. Até o final da tarde ontem, não havia informação se os alunos excluídos vão apelas da decisão na Justiça.

Entenda como funciona o sistema de argumento de inclusão na UFRN
Os Princípios Gerais

Razões de caráter histórico e relacionadas ao desenvolvimento das políticas educacionais no Brasil geram um quadro em que alunos de escola pública apresentam desempenho inferior aos da escola privada em processos seletivos.
Políticas compensatórias devem ser implementadas no sentido de aumentar as possibilidades de acesso e da inclusão de alunos de escola pública à universidade pública.

O que é o Argumento de Inclusão (AI)
É um sistema de pontuação adicional, diferenciado, que toma como referência critérios sócio-econômicos e de desempenho dos candidatos da rede pública no processo seletivo (vestibular).
Constitui-se em uma ação transitória, objetivando ampliar o acesso dos alunos da rede pública que, mesmo apresentando um desempenho médio e acima deste no processo seletivo, colocam-se sempre em desvantagem em relação aos alunos da rede privada.

Procedimentos
 
O Cálculo do Argumento de Inclusão está baseado em um estudo que tomou como base dados da demanda e do desempenho dos candidatos da rede pública nos quatro últimos processos seletivos.
 
A aplicação dessa política no vestibular 2006 será dada pelo acréscimo do Argumento de Inclusão no cálculo do Argumento de Classificação de candidatos da rede pública.
Os Argumentos de Inclusão são definidos para grupos de cursos.
 
Com informações daTribuna do Norte