Os trabalhadores em educação, reunidos nesta quarta-feira (18), decidiram por unanimidade continuar e intensificar o movimento grevista. Caravanas de vários municípios ajudaram a lotar o pátio da Escola Estadual Winston Churchill.
Na avaliação geral dos presentes, esta é uma das greves mais fortes já realizadas nas escolas públicas do Estado. Em várias regionais a adesão é de 100%. No geral, a greve atinge mais de 90% das escolas.
Ao terminar a assembleia, o Sinte-RN organizou uma passeata até a Praça 7 de Setembro. Foi realizado um rápido ato público na calçada da Assembleia Legislativa, no qual Deputados de oposição fizeram coro com ao discurso dos grevistas.
Os professores do Estado querem a revisão da Lei do Plano de Carreira para equiparar seus salários com os demais servidores da administração Direta e Indireta. Hoje, eles acumulam 100% de perdas em relação aos demias servidores.
Já os funcionários de escola querem o cumprimento da Lei que criou o seu próprio Plano de Carreira. Como se pode ver, o cumprimento de Leis é a principal reivindicação da categoria. O Sinte-RN passou os quatro primeiros meses deste novo governo buscando negociar. Só encontrou conversas vazias e tentativas de empurrar o problema com a barriga.