Defensoria Pública do Estado prepara programação para o Dia do Defensor Público

A Defensoria Pública do Estado, DPE, prepara atividades para a Campanha Nacional do Dia do Defensor Público. A campanha deste ano tem como tema a defesa de crianças e adolescentes, com o slogan "Crianças e Adolescentes primeiro".

 

Para comemorar o Dia do Defensor Público, que acontece em 19 de maio, a DPE irá realizar atendimento às pessoas carentes através de Mutirões de Orientação Jurídica. Os atendimentos serão realizados no Shopping Via Direta, das 10h as 17, no próximo dia 19. Também serão realizadas palestras em escolas da rede estadual de ensino e no Ceduc/Pitimbu nos dias 16, 17 e 18 de maio.

 

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Educação em Diretos, desenvolvido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) desde 2009, que visa democratizar as informações acerca dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública e da função do Defensor Público, aliado a um trabalho de educação jurídica da população carente.

 

No Rio Grande do Norte a campanha é uma realização da Defensoria Pública do Estado; Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Norte, ADPERN; Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais, CONDEGE; e Associação Nacional dos Defensores Públicos, ANADEP.

 

Adolescência é grupo de risco


Relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou a realidade dos jovens no Brasil. De acordo com o documento, 38% dos adolescentes vivem em situação de pobreza, sendo o grupo etário mais vulnerável ao desemprego e às inúmeras manifestações da violência.

 

Em 1998, foram registrados mais de 27 mil nascimentos de mães com idade entre 10 a 14 anos. Em 2008, este número subiu para 28 mil. A maioria das meninas foi vítima de abuso sexual ou de exploração sexual comercial, o que as leva a abandonar a escola e a se afastar do convívio familiar.