Educação: um direito de todos

Na próxima quarta-feira (14/04/2011) se comemora o dia nacional da educação inclusiva, porém garantir a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular ainda é um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro.

No plano educacional, o processo de inclusão exige mudanças expressivas na organização das instituições educativas, seja na estrutura física dos prédios, na estrutura curricular ou mesmo nas atitudes dos profissionais envolvidos no processo educativo, assim como nos modelos de atenção à diversidade (CAMACHO, 2003).

O discurso da inclusão tem-se propagado rapidamente entre educadores, familiares, líderes e dirigentes políticos, nas entidades, nos meios de comunicação e entre outros. Porém, isto não quer dizer que a inserção de todos nos diversos setores da sociedade seja prática corrente ou uma realidade já dada.

As políticas públicas de atenção a este segmento, geralmente, estão circunscritas ao tripé: educação, saúde e assistência social, sendo que os demais aspectos costumam ser negligenciados.

O lugar da psicologia na educação contemporânea de acordo com o Conselho Federal de Psicologia está em promover a garantia do acesso, permanência e conclusão de uma educação de qualidade; melhoria das condições de ensino – aprendizagem; respeito e valorização das diferenças por meio de investimentos dos diversos segmentos da sociedade; apoio às necessidades educacionais dos alunos, sobretudo daqueles que apresentam características físicas, psicológicas, sociais e culturais distintas do grupo de referência e construção de políticas sociais que garantam o direito à educação de qualidade.

“O Sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferençasAugusto Cury

Assista a seguir um vídeo sobre a Educação inclusiva.


Por Pedro Paulo