O projeto, negociado com o Instituto Chico Mendes e os ministérios do Esporte e do Turismo, colocará os parques localizados nos estados que vão sediar a Copa do Mundo 2014 como parte dos atrativos turísticos que o país oferecerá aos visitantes. A vinda de Soavinski ao Rio Grande do Norte foi acertada em fevereiro, durante a reunião da Câmara Temática Nacional do Meio Ambiente com os estados-sede do Nordeste, que ocorreu em Recife.
O Parque Estadual Mata da Pipa possui uma área de 290 hectares e tem como objetivo preservar os remanescentes de Mata Atlântica, possibilitar pesquisa científica, realizar atividades de educação e interpretação ambiental e incentivo ao turismo ecológico.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Entre suas atribuições está a gestão de 304 Unidades de Conservação e a proposta de criação de novas áreas protegidas.
VISITA
Antes de se reunir com a governadora Rosalba Ciarlini, Ricardo Soavinski fará uma visita ao Parque da Mata da Pipa. Ele irá acompanhado pelo diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN), Marcelo Toscano; pelo Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino; e pela Procuradora do Estado, Marjorie Madruga. Na manhã da quinta-feira (17), Ricardo Soavinski também estará reunido com o vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria.