O importante é se sentir de férias


Trânsito caótico, problemas no trabalho e dificuldades financeiras são alguns dos elementos do nosso dia-a-dia que podem causa muito estresse nas pessoas, como por exemplo: fadiga constante, irritabilidade, perda de memória, insônia e também problemas psicológicos como: moral baixo, depressão, ansiedade e perda do controle emocional.

Porém, o momento é de férias, e estar de férias é ter a certeza de que durante algumas semanas a única preocupação que teremos é onde almoçar, qual praia ou museu visitar, onde levar as crianças para passear ou que livro ler primeiro.

A quebra dos hábitos rotineiros e cotidianos é o momento onde temos a oportunidade de organizar e regular o equilíbrio do nosso organismo, das nossas relações sociais e da nossa saúde mental, criando um espaço para se dedicar a nós mesmos.

Segundo especialistas da Universidade do Texas (EUA), algum nível de estresse do dia-a-dia pode ajudar a cumprir metas e acelerar projetos e realizações, porém o estresse em demasia pode resultar em reações fisiológicas negativas no corpo, que podem facilitar o desenvolvimento de doenças.

Além disso, o psiquiatra e neurologista Munro Cullum declarou que “O cérebro precisa de descanso agora e sempre”, pois cada vez mais as pessoas estão afundadas em estresse, com excesso de informações e de listas de coisas para fazer e se lembrar, como senhas, procedimentos e compromissos.

Por isso, para manter uma boa qualidade de vida e um completo bem-estar físico, mental e social é preciso não apenas estar de férias, mas se sentir de férias, estar inteiramente presente no que faz e ter tempo, apesar de parecer difícil para a maioria de nós, mais acostumada à sensação cotidiana de ansiedade pelas tarefas ainda não cumpridas. 

Estar de férias é procurar ter mais tempo para nós e para quem mais gostamos, portanto saber usar nosso tempo de férias é saber viver a vida. Nestas férias sinta o verdadeiro significado desta palavra e aproveite a sensação de paz, tranquilidade e descanso que ela pode nos oferecer.

E lembre-se: o corpo só é saudável se a mente também for saudável.

“Mente sã, corpo são”.