Em Junho de 2009, em Audiência Pública para apresentação do PPA (Plano Plurianual) de Parnamirim, o Prefeito Maurício Marques, através do representante da pasta de saúde da cidade, Marciano Paizinho, prometeu aos presentes e principalmente aos representantes da Associação de Moradores de Nova Parnamirim – Lotessul e aos moradores do bairro, que se faziam presentes, que em 1 ano construiria a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Parnamirim. A reivindicação dos moradores se dava devido ao fato da administração anterior, de Agnelo Alves, ter construído um posto de Saúde que ficou praticamente inutilizado pelo motivo do mesmo está situado em área geográfica mais próxima do bairro de Pirangi, em Natal, e superlotar o atendimento com o público da capital, diminuindo a possibilidade de atendimento à população de Parnamirim. Neste mesmo sentido a localização foi um dos pontos chave que impulsionou os moradores a fazer a reivindicação. O prefeito, na ocasião, falou que os moradores do bairro ficassem tranqüilos que a UPA seria construída no prazo mencionado anteriormente.
O que acontece é que até hoje, dia 22 de janeiro de 2011, mais de 1 ano e 6 meses depois, a Unidade de Saúde ainda não foi construída. O que mais indignou os moradores foi descobrir que, além do não início das obras, a prefeitura está preparando uma UBS, ao invés de uma UPA. A diferença entre UBS e UPA está na própria Sigla. Enquanto UPA (Unidade de Pronto Atendimento) possui uma estrutura suficiente para atender casos de emergência, a UBS (Unidade Básica de Saúde) atende apenas alguns casos, não possui ambulância para transporte de doentes e ainda possui horário de funcionamento limitado.
Os moradores reclamam que a UPA ou UBS ficou apenas na palavra e não passou de promessas. Os Representantes da Associação de Moradores de Nova Parnamirim – Lotessul, Antônio Inocêncio Willen Moura, destacaram que a prefeitura está simplesmente abandonando Nova Parnamirim e ainda frisam que o bairro possui a arrecadação municipal alta e diz que sempre procura manter contato com o Prefeito, mas não obtém êxito.
Podemos destacar entre os problemas de Nova Parnamirim, o caso da importante Avenida Petra Kelly que perdurou por quase três mandatos (Agnelo e Maurício Marques) sem sua devida conclusão.
Foto acima do terreno onde supostamente será construída a Unidade de Saúde.
Ficamos no aguardo.